Canções Polêmicas – “Cleaning Out My Closet”, Eminem (2002)

Quando o assunto se vira para Eminem, duas palavras conduzem o assunto: sucesso e polêmica. O costumeiro argumento do rapper branco se dando bem em um mundo de negros é fichinha em relação a uma série de comportamentos e posturas que tornam Eminem bastante diferente de seus colegas, em geral cantores que ostentam seus caros presentes nos videoclipes e cantam sobre sua vida de rico, famoso e cheio de mulheres. Às vezes as coisas realmente ficam tensas.

“Cleaning Out My Closet” é talvez o mais alto desse pico. Quando a canção estourou nas rádios de todo mundo, talvez até pudesse haver algum espaço para dúvida, mas o videoclipe tratou de saná-las. Enquanto enterra a mãe, Eminem canta sobre maneiras e formas de maltratá-la, além de berrar a negligência e o abandono a que foi exposto por ela. Mais uma canção típica de Eminem, que combina a popularidade com a temática pesada, mas “Cleaning Out My Closet” abriu rugas e feridas no relacionamento do artista com sua família que talvez nunca sejam solucionadas.

A questão é que até hoje sabemos pouco da vida de Eminem, apesar do filme “8 Mile” e dos blá blá blás que surgem de vez em quando. Talvez o mais próximo meio que temos para desvendar alguns aspectos é o livro da mãe do mesmo, Debbie, nunca lançado no Brasil. Em sua narrativa, Debbie busca definir seu filho como uma pessoa com alter-egos – o rico e famoso Eminem e o desconhecido e sofrido Marshall, que desde criança sofria de depressão crônica e pouca criação de laços sociais. De certa forma, um alimenta o outro – Marshall traz o sentimento e Eminem modifica algumas coisas para atingir o tom certo. É a partir da criação artística-ficcional das duas personalidades que Eminem cria a figura do menino abando nado pela mãe.

O distanciamento, contudo, pode até significar algo bom, pois evita o julgamento de classificar determinado discurso como verdadeiro e outro como falso. É a interação entre eles que talvez possa justificar e explicar muita coisa. Mas o que realmente sabemos é que a história de Eminem passa longe de ser um conto de fadas, onde uma vida sofrível passa pela catarse do sucesso e fica bem. A vida é bem mais profunda.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s