Cinco videoclipes essenciais – Michael Jackson

Hoje é aniversário do Rei do Pop. 3 anos já se passaram desde sua morte, e decisoões comerciais bastante questionáveis foram tomadas desde então, como o lançamento de um álbum póstumo e de um documentário com os bastidores do que seria sua turnê de despedida. Mas para além dos aspectos qualitativos relativos a sonoridade, MJ deixou um legado gráfico de grande valor – revolucionou a idéia de videoclipe com Thriller e dedicou um cuidado especial ao visual de cada um de seus singles pós-Off the Wall. Sendo assim, selecionamos hoje, também como breve homenagem, os 5 clipes centrais para entender a videografia de Michael Jackson:

1-Thriller – Thriller

Mais do que uma experiência musical, Thriller é uma experiência cinematográfica e uma grande homenagem ao gênero de filmes de horror. Dividiu o mundo dos videoclipes entre antes e depois de sua existência.

2-Bad – Bad

Bad revela toda a versatilidade musical de MJ com uma pegada veloz e pesada. No clipe, coreografia e visual instantaneamente icônicos.

3-In the Closet – Dangerous

Na era Dangerous é particularmente difícil escolher os videos mais representativos. Mas a originalidade e sensualidade de In the Closet justificam minha escolha sobre Black and White – um clássico, sem dúvida, mas que não é tão distinto visualmente quanto ITC em seu cenário minimalista e tons sépia.

4-Jam – Dangerous

Jam é um destes videos nascidos clássicos. A participação de Michael Jordan e a volta do estilo cinematográfico de filmagem fazem de Jam um marco em sua videografia. O visual é mesmo espetacular.

5-They Don’t Care About Us – HIStory

Confesso que, não fosse brasileira, possivelmente teria escolhido You Are Not Alone como representante da era History. Mas não me parece que este último, embora bonito, seja visualmente inventivo. TDCAU é vibrante, sincero, e mesmo subversivo. Em minha opinião, merece este último lugar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s