Canções Notáveis – “Johnny B. Good”, Chuck Berry (1955)

Chuck Berry é certamente um dos grandes nomes de uma época em que o Rock e o Blues ainda se mesclavam. Timbres ainda começavam a ser experimentados, e a guitarra vinha sendo descoberta como um ótimo instrumento para se criar uma música dançante. Não é a toa que o principal nome do rock dos anos 50 e 60, Elvis Presley, era conhecido pela dança sensual e provocante de suas pernas, provocando choque e indignação da ala conservadora norte-americana. Em suma, o rock nos anos 60 era uma vertente do blues feita para dançar.

Desde o início, também, o rock sempre é um espectro de um grande guitarrista, e Chuck Berry sem dúvida foi o primeiro grande nome dessa nova vertente que começava a ganhar musculatura. Talvez o principal número conhecido desse artista fenomenal seja “Johnny B. Good”, um blues capitaneado por um riff grudento e marcante, acompanhado por uma firme e presente linha de teclado e uma melodia folk. Certamente muitos conhecem a canção de uma cena memorável de “De Volta Para o Futuro” em que Mcfly, preso nos anos 50 decide animar uma festa tocando uma canção que, no seu tempo, era bastante antiga. Um personagem fica tão maravilhado com a canção que liga para Chuck Berry anunciando que “talvez tenha encontrado o que você precisava”.

Se na película a canção acaba sendo um presente de Mcfly para Berry, na vida real existe uma polêmica acerca do marcante riff. Muitos afirmam que ele é uma cópia da canção “Ain’t That Just Like a Woman”, do guitarrista Carl Hogan, música de 1946. Claro que o passar do tempo vai acumulando poeira em certos materiais, e essa discussão arrefeceu em muito tempo.

“Johnny B. Good”, essa sim uma sobrevivente do tempo, é um excelente retrato dos primórdios dançantes do rock, e deveria ser ouvida por muitas pessoas que se cercam de preconceitos em relação a bandas que ainda adotam essa veia dançante, como o Marron 5, Franz Ferdinand e até mesmo o U2. Também é um fino retrato de um artista que acabou eclipsado de forma injusta na mente dos mais jovens por um Elvis e seu vestuário branco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s