The Killers – Day and Age (2008)

Day and Age é o terceiro álbum de inéditas do The Killers e o último trabalho lançado pela banda. Um disco exaltado pela mídia especializada, mas talvez o menos querido dos fãs. DA é um álbum experimental, em algum nível. Passeia por pelo menos 10 influências diferentes dentre as quais Queen, U2, Joy Division e ritmos como funk e cha cha. A lírica, que funcionava como uma crônica cantada nos dois primeiros álbuns, dá lugar a algumas letras que parecem surgidas de um brainstorm de Flowers.

O disco é aberto com uma boa sequência de 5 faixas dentre as quais se destacam Human, Spaceman e Joy Ride (uma canção sensual e enérgica com cara de Hot Fuss – o tipo de faixa que os fãs adoram, mas que a banda tem produzido cada vez menos). A parte final do trabalho é essencialmente triste e sombria, dando ao disco uma impressão de queda de qualidade, mas que na verdade é apenas uma brusca queda de energia. Ainda assim, há tesouros escondidos na última metade, como é o caso de The World We Live In.

DA é, para mim, o disco mais fraco do The Killers. Sei que essa não vai ser uma opinião popular, mas tentarei ao menos me fazer entender: Day and Age tem o melhor trabalho vocal e instrumental dos 3 álbuns, mas não consegue se manter interessante durante as canções mais intimistas. Hot Fuss e Sam’s Town estão repletos de uma tristeza quase cínica, e entregam faixas impecáveis neste quesito: nostálgicas, densas e muito, muito intensas e vibrantes. A parte final de DA está livre deste cinismo que funciona tão bem na obra do The Killers. Faltou a banda de Las Vegas olhar para fora da janela e fazer as pazes com sua própria história: Vegas é uma cidade triste, supérflua, cheia de amores compráveis, de vícios, de derrotas, de crimes, suicídios, traições. Mas tudo isso acontece envolto em uma aura de luzes, música, beleza, volúpia, sorte. The Killers, como Vegas, atinge seu máximo potencial quando admite a própria incoerência. Algumas coisas, se não todas, podem ser, afinal, igualmente deslumbrantes e melancólicas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s