Canções Notáveis – “Linger”, The Cranberries (1993)

Certamente muitos ouviram pela primeira vez “Linger”, clássico absoluto da banda de pop/rock irlandesa “The Cranberries” pela voz da… Angélica. Em uma época em que apresentadoras infantis estavam em alta, liderando programas de grande audiência e também gravando discos que encontravam seu público consumidor (quem não lembra do “Xou da Xuxa”, da música dos dedinhos da Eliana ou do tema de Digimon cantada pela Angélica?), tudo o que essas apresentadoras faziam ganhava grande repercussão. Embora muitos contestem esse tipo de versão “aportuguezada” de canções estrangeiras, penso que esse tipo de ação de forma alguma prejudica a circulação da canção original, muito pelo contrário.

“Linger” foi o principal carro-chefe do disco de estréia do grupo, “Everybody else is doing it, so why can’t we?”, e carrega em seu DNA as características que marcariam toda a carreira do grupo – canção com arranjo minimalista, girando ao redor do vocal suave, potente e doce de Dolores O’Riordan. “Linger”, inclusive, foi apresentada ao grupo pela cantora quando aqueles procuravam uma vocalista, e ela logo se tornou a principal compositora lírica do grupo.

A canção é uma reflexão acerca de uma etapa quase que inevitável em um relacionamento, que é a insegurança frente à intransigência e aparente desinteresse do parceiro na relação. Em um documentário, Dolores falou que a canção remete ao seu primeiro relacionamento, mas especificamente às repercussões do seu primeiro beijo. Poderia ser uma canção nervosa em outros grupos, mas a lindíssima voz de Dolores suaviza a mensagem, tornando-a capaz de despertar aquele espírito de tranquilidade que sentimos cada vez que escutamos uma canção assim. “Linger” é, sem dúvida, um grande asterisco no rock irlandês, e também na música dos anos 90.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s