Canções Notáveis – “Tranquilize”, The Killers (2007)


Tranquilize figura igualmente entre as melhores e as mais difíceis canções do The Killers. Carro-chefe do disco de b-sides (até por ser a única canção de fato escrita para o disco), é dotada de uma quantidade absurda de variações melódicas passando uma impressão de urgência e loucura condizentes com a ambientação meio assombrosa do clipe. Lou Reed participa da versão de estúdio, mas a composição é de Flowers.

O fato é que Tranquilize é uma canção extensa e complexa. Talvez seja a letra mais intrigante da banda passando por referências bíblicas, política, amor, dinheiro, depressão. Os versos explodem em estrofes confusas cantadas por crianças ao melhor estilo Pink Floyd enquanto a estrutura da canção lembra as faixas mais progressivas do Queen.

Em geral, interpreto Tranqulize como uma música sobre a modernidade. Cantada pelo que parece ser um homem paranóico e demente todas as estrofes parecem se referir ao caos no qual somos violentamente submergidos. Em contrapartida parece haver todo uma vida paralela que poderia ter sido nossa – uma vida em que poderíamos, simplesmente, “go sailing on the sea”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s