Top 10 – Vídeos do Skank (parte 1)

Vídeos são um dos veículos de promoção de um álbum ou de um single que, em terras tupiniquins, tem recebido cada vez menos atenção da parte de algumas bandas, em parte pelos altos custos de produção e, na outra parte, com o enfraquecimento da ideia de assistir a um programa de clipes. Não há dúvidas de que o acesso rápido pelo YouTube permite ao ouvinte uma liberdade sem precedentes para escolher o que ouvir, mas a oportunidade de aparecer para um público desconhecido, como acontecia na TV, fez com que o vídeo perdesse poder de angariar novos fãs.

Algumas bandas decidem fazer do seu vídeo algo mais do que o simples compacto de imagens da banda tocando, e o Skank é uma delas. Seus clipes são minimalistas e exagerados, coloridos e preto-e-branco. Alguns são recomendados para toda a família, outros pedem que os pais retirem as crianças da sala. Em síntese, em seus 21 anos de carreira a banda explorou diversos tipos de linguagens para promover os seus singles. Eis aqui uma seleção dos dez melhores vídeos da banda, de acordo com o blog.

10. “A Cerca” (1994)

“A Cerca” é um típico Calango, estilo musical tradicional que consiste em uma espécie de duelo, duas vozes representando dois personagens distintos que dialogam entre si. O vídeo conversa com a ideia de duelo pressuposta na canção dando uma imagem literal dos conflitos de terra e de ideologias que circundam fazendeiros de um lado e bóias-fria do outro. “A Cerca” é um excelente retrato da veia regionalista que marcou tanto o segundo álbum “Calango”, e seu vídeo representa o momento em que todos os pontos se interligam.

09. “Ela Desapareceu” (2000)

“Ela Desapareceu” foi uma das canções que carregaram a missão de apresentar um Skank com outra pegada, bem mais enrustido do pop/rock internacional. É uma bela canção, cujo vídeo “sugere” a presença de uma mulher que já não está mais lá. Aparece e desaparece enquanto a banda, com um Samuel filmado apenas do nariz pra baixo, toca a canção. O vídeo prefere sugerir a mostrar uma história complexa para os seus poucos minutos, e pode-se dizer que se saiu muito bem nessa tarefa.

08. “Três Lados” (2000)

Mais bem-sucedida que a anterior, “Três Lados”, junto com “Balada do Amor Inabalável”, fez a fama do álbum “Maquinarama” (2000) e, desde então, têm-se tornado um dos pontos altos do show da banda. O vídeo mostra a banda atuando enquanto vemos um encontro sensual de um casal pelos olhos de uma das pessoas envolvidas.

07. Poconé (1996)

“Poconé”, tanto na canção quanto no vídeo, segue a veia de “A Cerca”, uma espécie de canção irônico-bem-humorada que se apropria de algumas imagens tradicionais do nordeste, como os bonequinhos e atores em um terreno de caatinga. É interessante perceber que uma canção de 1996 teria tantos elementos que apareceriam com força em “Maquinarama” (2000), “Cosmotron” (2003) e “Carrossel” (2006), fazendo dela, literalmente, uma canção a frente de seu tempo. E que, ao mesmo tempo, faz todo sentido naquele momento da carreira da banda.

06. Resposta (1998)

Uma das melhores baladas da banda possui um clipe à sua altura, e talvez o melhor roteiro já apresentado em um vídeo da banda. A estética é minimalista, toda em preto e branco, imagens estáticas e toda uma ação que acontece durante um simples atravessar a faixa. Qual a mensagem do vídeo? Difícil dizer. Talvez, em um olhar otimista, ele diz que todos tem algo que nos tornam únicos, pois a menina tímida teve a atenção do cara. Ou em uma visão pessimista, o cara vê a menina tímida ir embora enquanto as que o acompanhava entraram no carro da banda. A canção permite as duas interpretações.

Anúncios

One thought on “Top 10 – Vídeos do Skank (parte 1)

  1. Pingback: Top 10 – Vídeos do Skank (parte 2) « DOREMIFA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s