Enganos na música – “Stand By Me”

Talvez o momento mais lembrado da carreira solo do eterno beatle John Lennon, além da universalmente aclamada “Imagine”, seja a sua versão de “Stand By Me”, outro clássico da música universal. Muitos imaginam que essa canção é da autoria do próprio, mas na verdade ela é apenas uma das mais de 400 versões gravadas da canção. Um tipo de engano comum entre os admiradores da música.

A canção foi originalmente escrita e gravada pelo cantor de blues Ben E. King, no álbum “Don’t Play That Song!” (1960), um título bastante apropriada para a história da canção. King não tinha intenção de gravá-la, e sim de ceder a canção à banda The Drifters, que a recusaram. Durante as sessões do álbum citado, os produtores marcaram uma sessão extra de gravação e perguntaram a King se havia outra canção na gaveta, além das apresentadas para o álbum. King então tocou “Stand By Me” no piano, e os produtores gostaram tanto que ela imediatamente foi incluída na tracklist do disco.

A canção é inspirada na Bíblia, mais especificamente a passagem do salmo46, um dado interessante para contrastar com as crenças do cantor de “God”, em versão gravada em 1975. Se a versão de John é mais simples, direta, de acordo com a veia “rock” em que Lennon se encaixava, a versão de King é mais robusta, alguns arranjos a mais e uma linha melódica um pouco diferente. Uma canção de blues que, acompanhando a transição do estilo para o rock, se tornou um dos maiores números desse estilo quando um dos maiores artistas de todos os tempos decidiu colocar suas mãos nela.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s