Top 10 – Brigas! (parte 1)

Listas, listas, listas… Sempre polêmicas, sempre incompletas, mas sempre divertidas. A lista da vez mostra 10 grandes conflitos na música nacional e internacional, intra e inter bandas. Na primeira parte temos demonstrações de ódio durante um show, intrigas na gerência institucional de uma banda, questões burocráticas como gatilho para brigas e, literalmente, agressão física. Não são as mais violentas certamente, mas geram repercussão até hoje.

 

10. Courtney Love x Dave Grohl

Courtney Love é uma figura ímpar no mundo da música. Apontada por muitos como a vilã no processo de fragilidade emocional de Kurt Cobain, vive desde então de escândalos e declarações polêmicas, muitas delas dirigidas a Dave Grohl. Courtney já declarou que Kurt o odiava, que a banda dele é ruim, que se aproveita dos dinheiro do Nirvana enquanto sua mãe passava por dificuldades financeiras e até que Grohl já passou a mão na filha de Kurt, Francis. A postura de Grohl é mais discreta, embora às vezes a acusa de louca.

09. Mick Jagger x Keith Richards

Keith Richards passou boa parte dos anos 60 e 70 afundado em sexo, bebida e drogas, mas conseguiu se manter lúcido e sóbrio a partir dos anos 80. Richards começou a participar de forma mais ativa nas atividades de gerenciamento da banda, postura essa que acabou por gerar atritos com Mick Jagger. Em sua auto-briografia “Life”, Richards confessou que não ia ao camarim de Jagger há mais de 20 anos, que Mick era um cara muito diferente de antes e que, em alguns momentos, os dois mal podiam estar juntos na mesma sala. As declarações magoaram Jagger, e os dois só resolveram a peneira às vésperas das comemorações de 50 anos da banda. Os dois continuam juntos, mas impossível pensar que a parceria não se sustenta apenas por apelo institucional e não mais por laços de amizade.

08. Humberto Gessinger x Augusto Licks

O início dos anos 90 foi um período complicadíssimo para o rock brasileiro, com vendas baixas, a popularização de outros estilos como o sertanejo e o senso comum de que a criatividade dos anos 80 tinha-se encerrado. Enquanto a maioria das bandas amargavam a crise, Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii se encontravam no auge, com essa última vendendo horrores. Contudo, o trio formado por Humberto Gessinger, Augusto Licks e Carlos Maltz se desentendeu no auge da fama em 1993, com os dois últimos abandonando o grupo (Licks em 93 e Maltz em 95). Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas especula-se que o desentendimento se deu a partir de desavenças sobre os planos da turnê de 1993, e por Licks ter registrado em seu nome a marca do grupo, dando início a uma violenta e arrastada disputa judicial com diversas declarações nervosas. Os dois não se falam até hoje, mas a imagem do grupo em seu auge até hoje faz com que muitos fãs sonhem com uma reconciliação.

07. Noel Gallagher x Liam Gallagher

Desde que o nome “Oasis” ganhou projeção mundial, se tornaram notórias as brigas entre os dois irmãos fundadores da banda, gerando diversos episódios que atualmente inundam o YouTube. Se isso em certa medida divertia os fãs, a longo prazo as desavenças acabam por encerrar a trajetória do grupo. Ao longo da turnê de “Dig Out Your Soul” (2008), os dois mal se falavam e após uma violenta discussão antes de um show em Paris, Noel abandonou o camarim da banda e não tem falado com seu irmão desde então, deixando diversos relatos desencontrados e fotos de guitarras quebradas pra especulação da imprensa. Atualmente Noel está em carreira solo e os demais integrantes do Oasis formaram a Beady Eye. Liam chegou a sinalizar que aceitaria uma reunião do Oasis em 2015, mas Noel têm descartado a ideia.

06. Marcelo Camelo x Chorão

De um lado, vocalista de uma banda quase cult e que, nos últimos tempos, tem ganhado uma áurea de clássica. Do outro, vocalista de uma banda mais voltada a um estilo de vida jovem, que enche as rádios de sucesso. Marcelo Camelo e Chorão protagonizaram a talvez principal briga entre bandas brasileiras da última década. Em um avião em direção à Teresina, Chorão cobrou explicações de Camelo sobre diversas declarações negativas por parte do segundo. Os ânimos se esquentaram, Camelo acusou Chorão de “vendido” por ser garoto-propaganda da Coca-Cola e Chorão deu uma cabeçada no rosto de Camelo. Com o nariz quebrado, o ex-Los Hermanos processou Chorão, dando assim assunto para a mídia explorar por um bom tempo.

Anúncios

One thought on “Top 10 – Brigas! (parte 1)

  1. Pingback: Top 10 – Brigas! (parte 2) « DOREMIFA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s