Capas de Álbuns – “Grandes Compositores da Música Clássica”, Abril Coleções

De tempos em tempos, editoras de revistas e jornais costumam lançar complementos interessantes como um atrativo adicional à compra de seus jornais – livros, manuais, mapas e… CD’s. Às vezes, a bíblia narrada por Cid Moreira. Às vezes, obras-primas de algum contexto musical distinto. E também música clássica. Hoje mostraremos os formatos da coleção da “Bravo!” entitulada “Grandes Compositores da Música Clássica” que, além de oferecer um visual bastante bonito e original, ainda se dispõe a ser didática para os não-íntimos da música clássica.

A capa na verdade é um mini-livrinho de capa-dura. O rabo da capa tem um complemento de plástico, lugar aonde o CD se encontra, preso em uma peça circular de borracha. Única desvantagem não só desse exemplar, mas de diversas outras capas “alternativas” que abrem mão de fornecer ao CD um espaço em que ele teria mais proteção. Desde que comprei, a capa está no canto mais alto da prateleira, longe de qualquer criança.

O livrinho, com páginas de papel mais duro que o convencional, possui diversas imagens do compositor que se alternam com os textos, em bela diagramação. Embora sejam muitas páginas, o formato curto e didático dos textos torna a leitura bastante agradável, e permitem ao leitor situar o contexto e importância da obra de determinado compositor.

As últimas páginas fornecem uma espécie de passo-a-passo das faixas, indicando o tempo em que as transformações acontecem e o que o compositor busca passar em seus arranjos. Para tornar mais claro ao leitor a mudança das canções, o texto é acompanhado por barras coloridas que trocam de cor quando a canção muda de fase. Como se não fosse o bastante, ainda há um glossário no final explicando alguns termos da nomenclatura clássica.

Fica então a sugestão para o leitor que por ventura tiver interesse na música clássica da coleção e seus 40 volumes. Algumas livrarias vendem os títulos por 10 reais, preço bastante em conta em relação aos absurdos dos preços dos títulos pop.

2 thoughts on “Capas de Álbuns – “Grandes Compositores da Música Clássica”, Abril Coleções

  1. Olá. Valter, estou tentando encontrar esse material. Sei que já faz quase 1 ano do seu post, mas ainda é possível encontrar só os livretos em livrarias? abçs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s