Canções e referências literárias – Parte 1

A literatura é, historicamente, fonte de inspiração para a música – algumas bandas de metal, inclusive, costumam ter discos inteiros dedicados a um único livro ou série. A lista de hoje traz algumas canções que adoramos e que fazem referência, em maior ou menor grau, a alguns de nossos livros favoritos. Esta é a primeira parte de uma série de 4 posts.

Paranoid Android

A homenagem é auto-evidente. PA é uma das melhores canções do Radiohead e faz referência direta a um dos livros mais deliciosos e ácidos do século passado: O Guia dos Mochileiros da Galáxia. Sombria e triste, a canção certamente deleitaria Marvin, o tal andróide paranoide da letra.

1984

Bowie é um mestre das referências. Um dos compositores mais sofisticados e geniais de nosso tempo e completamente devoto ao mundo da literatura. Ele certamente aparecerá mais de uma vez nesta lista. Hoje, trazemos seu clássico absoluto sobre outra obra canônica da ficção: 1984 de Orwell.

Here’s to Life

O Bandits of the Acoustic Revolution presta homenagem ao Apanhador no Campo de Centeio com esta faixa ímpar. Holden Caufield, diz a letra, é um velho amigo. O próprio Salinger, Hemingway e até Van Gogh também dão as caras na estranha canção.

Wishmaster

A canção carro do álbum homônimo do Nightwish presta homenagem ao universo das séries Lord of the Rings e Dragonlance. O resultado é uma das melhores e mais canônicas faixas da banda. Uma verdadeira obra-prima.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s