Canções Notáveis – “The Kinslayer”, Nightwish (2000)

O metal sempre teve um deslumbramento quase fatalista pelo horror. E o que representa mais o horror e o medo do indivíduo pós-moderno do que os massacres em escolas/ universidades? O homem, já dizia Eliade, tem pavor da Desordem, e esse tipo de acontecimento trágico confirma um de nossos maiores temores: o de que o caos governa o mundo, e o de que não há, afinal, um sentido por trás de todas as coisas.

O Nightwish teve um ascensão meteórica com o disco Once e, principalmente, com o single Nemo. Mas antes disto acontecer, a banda lançou sua subestimada obra prima Wishmaster (2000).  Não, o metal sinfônico não é um estilo de grande alcance, é verdade. Mas isso não impede que WM seja um dos melhores álbuns da década passada – um daqueles raros trabalhos que se ouve da primeira a última faixa sem jamais apertar o forward.

Resenharei o álbum mais para frente, mas por hoje, me contento em falar da ótima canção The Kinslayer, sobre o massacre de Columbine acontecido apenas um ano antes do lançamento do disco. TK é uma faixa veloz e poderosa – liricamente repleta de referências religiosas, literárias e quotes de diálogos reais acontecidos entre as vítimas e seus algozes. A letra versa sobre dolo, e sobre a obsessão cada vez mais evidente de se apontar culpados entre os que sobreviveram – neste tipo de tragédia, sistematicamente se condena os pais. Mas será que este tipo de reprovação faz qualquer sentido? As vezes bons úteros, simplesmente, dão maus frutos (a frase foi reproduzida por um dos atiradores, mas é originalmente uma passagem de A Tempestade de Shakespeare).

The Kinslayer é uma das principais obras do ápice criativo e performático do Nightwish. O sucesso mainstream fulgaz não abalou tanto a qualidade da banda quanto a saída da vocalista Tarja Turunen. Até hoje, dois álbuns mais tarde, a qualidade das apresentações ao vivo se mostram limitadas pela capacidade vocal da substituta – não a culpo, a formação clássica e a sofisticação natural da voz de Turunen são mesmo difíceis de suprir. Felizmente, a banda teve unidade e foco para se manter entre as mais relevantes de seu gênero, mesmo que relegados, novamente, ao circuito underground.

letra completa: http://www.sing365.com/music/lyric.nsf/The-Kinslayer-lyrics-Nightwish/3BEC62EFA33DF12A48256BB5000F1601

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s