Canções Notáveis – “Brendan’s Death Song”, Red Hot Chili Peppers (2011)

O luto já deu origem a lindíssimas canções. E foi ele o responsável pela melhor faixa do apenas razoável I’m With You (2011). Pessoalmente, confesso, acho Brendan’s Death Song uma das músicas mais bonitas do RHCP – mesmo por que esse tipo de lirismo e sutileza nunca foram características de suas composições

O Brendan ao qual o título se refere de maneira tão direta foi um dos fundadores do The Masque (bar punk de LA que revelou importantes nomes da música). Ele foi um dos primeiros a reconhecer o potencial da banda tornando-se grande amigo de Kiedies e Flea e impulsionando a carreira do RHCP.

A canção é o último single do disco a que pertence e ganhou um belo clipe recentemente – infelizmente a faixa teve que ser mutilada para funcionar melhor nas rádios e na TV. Por felicidade, uma segunda versão com a música na íntegra será disponibilizada na internet nos próximos dias.

A faixa em si é conduzida por um riff simples e uma sucessão igualmente básica de acordes. A letra carrega algumas referências mitológicas e uma leitura serena e sensível da mortalidade. BDS é um réquiem triste, mas cheio de energia. Uma linda celebração da vida de Brendan, e também de seu fim. A perda é, em si mesma, uma das experiências mais difíceis da trajetória humana, e o tabu que envolve os temas relacionados a morte apenas reforçam este aspecto de trauma. Que aprendamos, então, a celebrar a partida dos que nos foram caros, porque o mundo é mesmo dos vivos, e a qualquer momento o barqueiro, como um pai chato, virá nos buscar e nos levar da festa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s