Canções Notáveis – “Songbird”, Oasis (2002)

O Oasis sempre foi uma banda controversa. Uma banda, aliás, que fez de tudo para ser controversa. Brigas internas, brigas com outras bandas, com a mídia – a trajetória já encerrada do grupo foi marcada por crises das mais variadas, geralmente, e não por acaso, centradas nos irmãos Gallagher.

Mas de fato, nunca me interessei muito por isso. Aliás, sempre estive do lado do estádio que reconhece o Oasis como uma das grandes revelações dos anos 90. Esta foi, afinal, uma banda que dominou um gênero e o levou do primeiro ao último álbum sem jamais torná-lo cansativo. Uma banda de compositores excepcionais nascidos de uma escola de tradição muito específica cujo maior expoente continua sendo, 50 anos depois, os Beatles.

A influência destes últimos, há que se dizer, nunca foi escondida pelos Gallagher (que levavam mesmo esse legado como bandeira). E é desta relação quase freudiana entre as duas bandas que nasce Songbird – uma faixa típica dos Beatles em vários aspectos: duração, tema, levada ritmica, atmosfera, estilo poético. Até o vídeo da canção parece prestar homenagem a arte visual de For Sale.

A afinidade Oasis/Beatles é só mais uma controvérsia a se acrescentar a extensa lista, mas ela sem dúvida deu origem a grandes clássicos do grupo como a própria Songbird. No entanto, como toda relação do gênero, também é marcada por sentimentos de menos nobreza – uma espécie de desejo parricida de superação, e de clamor por reconhecimento. Se é mesmo verdade que os filhos repetem os erros dos pais, então não por acaso as duas bandas tiveram fim tão precoce.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s