Canções Notáveis – “Because”, The Beatles (1969)

Abbey Road é um disco da fase mais madura dos Beatles. Um trabalho icônico do encarte ao nome passando pelas letras e versos de canções. Este é um álbum em que George Harrison aparece como protagonista junto a Lennon e McCartney, não pela primeira vez, mas de maneira muito marcada.

Because, por um lado, é uma canção perfeitamente imersa e coerente com aquele momento da banda; mas por outro, lembra muito as canções simples da primeira fase, com seus versos curtos e sua temática romântica-bucólica que estava no centro dos primeiros álbuns e na periferia dos últimos.

A tônica é dada logo na introdução por um pouco convencional cravo elétrico (mais uma característica da última fase). Logo a seguir o coral de vozes se justapõe ao cravo – nove vozes, três camadas sobrepostas de um coro de Paul, John e George gravado três vezes – e alguns outros instrumentos exóticos emergem de maneira discreta entre os versos da música que não tem refrão.

A letra breve é obra de Lennon, e adianto aos que não a conhecem que é inspiradíssima. É claro que em se tratando dos Beatles, especialmente nesta fase, estranho seria uma letra que não fosse sensacional. Because é de uma simplicidade estupefante, e simplicidade, a meu ver, não é de modo algum o oposto de sofisticação. Confesso que, embora a versão original de Because seja uma das minhas faixas favoritas do AR, acho a versão a capella que se segue absolutamente mesmerizante.

Love is old, love is new. Love is all, love is you.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s