Canções Notáveis – “Rosa”, Pixinguinha (1917)

Rosa é uma das mais bonitas composições já feitas em língua portuguesa. Já foi gravada por artistas como Caetano Veloso, Marisa Monte, Baden Powell e, claro, seu compositor, o mestre Pixinguinha. A própria sobrevivência desta canção encerra qualquer discussão sobre sua qualidade. Afinal, quantas gravações de 1917 nos são conhecidas hoje? Apostaria que pouquíssimas.

Rosa é uma valsinha – um estilo essencialmente extinto. Aliás, nas versões mais recentes da música ela se distancia naturalmente do gênero, que poderia soar enfadonho hoje em dia. É uma canção bem elaborada instrumentalmente – como tudo que se produzia à época – mas seu caráter surge mesmo perante a letra sofisticadíssima. E o mais curioso é que o aparente requinte dos versos é fruto de sua idade, e não de um rebuscamento intencional dos compositores. Deste modo quando aponto para a sofisticação lírica estou me referindo a maneira como a letra toda se desenvolve em pares de rimas em um recurso estilístico raro de se ver na música e na literatura vigentes.

O tema de Rosa é de uma pureza típica de um momento histórico muito específico que cai em declínio definitivo na década de 1960 – este movimento pode ser conferido na discografia dos Beatles, por exemplo, que mais do que mostrar um amadurecimento do grupo revela como esta década se tornou palco de uma revolução profunda na maneira de se produzir música e arte em geral.

Mais um motivo para guardarmos esta canção com apreço. Em um mundo onde tudo circula e desaparece com tanta velocidade estas músicas acabam se tornando artefatos preciosos da história e registros de um zeitgeist cada vez mais distante no tempo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s