Canções Notáveis – “You Can’t Win”, Michael Jackson (1978)

Falar de músicos com um catálogo tão extenso e de tanta qualidade como Michael Jackson é um desafio do qual venho me esquivando. Mas chega uma hora em um blog como este em que temos que encará-lo. Embora não tenha escolhido um clássico do repertório de MJ, selecionei uma música por qual tenho especial apreço.

You Can’t Win não foi composta por Michael, mas foi  escrita para ser cantada por ele no musical The Wiz em que atuou como Espantalho (o espetáculo é uma adaptação de O Mágico de Oz). O compositor é Charlie Smalls, e como fica evidente, a faixa foi composta para o timbre ímpar de MJ.

YCW é uma canção de 1978, escrita para uma adaptação audiovisual apenas com atores negros e com canções que remetiam ao R&B, soul, jazz e outros estilos do vasto gênero conhecido como black music. Esta canção, em especial, é de uma ironia quase doce – uma música de revolta e consternação, mas cantada em um ritmo dançante que remete aos clubes de jazz da década de 1920 e 1930. Acho que essa ambigüidade é bem característica da black music, muito hábil em apontar iniqüidades sem vitimizar. Um dos versos segue assim: You can’t win, no way/ If your story stays the same/ Then the world has got no shame/ You can’t win/ You can’t break even/ And you can’t get out of the game

Evidentemente a letra também se ajusta com perfeição a cena entre uma Dorothy aterrorizada e confusa e um Espantalho desiludido – mas todos sabemos que nada é simplesmente uma coisa só. Gosto de ver YCW como uma canção altamente politizada, ainda que pessimista, sobre os desafios de pertencer a uma nação onde a normatividade passa por questões de cor, sexualidade e etnia que não refletem sua heterogeneidade.

Só posso finalizar este post agradecendo a narrativa de O Mágico de Oz por ter servido de inspiração para tantas canções fantásticas e em tantos diferentes contextos. Boas histórias perduram, em grande parte, por sua universalidade, e Oz é cheia destes personagens tão deslocados e amedrontados quanto as pessoas reais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s