Top 10: Músicas sobre amizade (parte 1)

Dizem por aí que a maior herança do homem não é sua fortuna, tão pouco seus amantes, mas seus amigos. Falamos de amizade no sentido mais abrangente da palavra, a relação em que você se doa a alguém sem esperar nada em troca. Apenas por amor. Afinal de contas, seja o namorado, o pai, a irmã ou os sobrinhos… Qual relação se sustenta sem amizade?

As 10 canções selecionadas para esse top se apóiam nesse quadro, em uma grande celebração à amizade e a quem a sente, seja no seu coração, seja na açãos dos outros… Eis o top 10 do blog para canções sobre amizade:

10. “Save You”, Pearl Jam (2003)

Save You é uma canção ríspida, raivosa, nervosa. Sua letra derrama a raiva de alguém que vê um amigo próximo cair. Eddie Vedder afirmou que a canção é um relato de alguém que quer desesperadamente ajudar, embora isso possa não ser possível. “Why are you hitting yourself? C’mon and hit me instead”. Save You parece ser o retrato da descarga emocional que sempre está envolvida nas rupturas de uma grande amizade.

09. “Blood On Blood”, Bon Jovi (1988)

“Blood on Blood” é uma composição do quarto disco da banda, “New Jersey”, período em que estavam determinados a provar que o sucesso de “Slippery When Wet” (1986) não havia sido um acaso. A canção é inspirada em duas amizades antigas de John, um retrato de sua juventude em que, por meio dos amigos, o cantor foi apresentado às novas etapas da vida, desde o sexo até entrada de clubes com a documentação falsificada. A canção termina com a linha “Through the years and miles between us, it’s been a long and lonely ride. But if I got a call in the dead of the night I’d be right by your side”. Quer definição de amizade melhor do que essa?

08. “Ele é corno, mas é meu amigo”, Tiririca (1997)

Tiririca despontou para o cenário musical na segunda metade dos anos 90, com uma proposta de canções de forró escrachadas, carregadas com um humor simples, sem ironias ou frases desconcertantes. Apesar da intenção cômica, “ele é corno, mas é meu amigo” é a canção mais tolerante de amizade que encontrei. Afinal de contas, o tal amigo é cheio de defeitos, mas ainda sim “é uma pessoa excelente”.

07. “You’re My Best Friend”, Queen (1976)

“You’re My Best Friend”, canção de uma das maiores bandas de todos os tempos, é uma delícia. Doce, suave de se ouvir, do tipo de música que você canta sussurrando. Sua linguagem é bastante direta, um ode ao melhor amigo que está sempre lá para lhe fazer se sentir melhor. A canção em alguns pontos parece estar falando de um cônjuge, mas o sentido universal dela segue preservado.

06. “With A Little Help From My Friends”, The Beatles (1967)

“With A Little Help From My Friends” é um lindíssimo hino sobre a amizade e saber que você pode tentar, sabendo que terá ajuda de seus amigos. Composta por Paul McCartney e cantada por Ringo Starr, “With a Little Help From My Friends” se apóia em uma melodia constante e bem marcada, para cantar para todo mundo que a vida afinal não assusta tanto, pois sempre vai existir aquele ombro em que se apoiar.

Veja a Parte 2 aqui.

One thought on “Top 10: Músicas sobre amizade (parte 1)

  1. Pingback: Top 10: Músicas sobre amizade (parte 2) « Dó Ré Mi Fá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s