Canções Notáveis – “Nude”, Radiohead (2007)

Comecei a escrever esta resenha e me espantei com o fato de que o In Rainbows já tem 5 anos de idade. IR é um álbum consistente, melancólico, e menos dado a experimentos que outros trabalhos do Radiohead. Mas é um álbum muito caro a discografia da banda, repleto de ótimas canções.

Este post é quase um protesto contra esta já batida nostalgia do paraíso onde aparece de forma recorrente a reclamação de que os últimos 30 anos não produziram boas bandas, e não produziram boa música. Isso não é verdade. A década de 90 é repleta de exemplos que mostram o contrário, bem como a década seguinte.

Uma destas jovens canções notáveis é Nude. Uma música estruturalmente e instrumentalmente simples onde a voz de Yorke cria uma atmosfera onde é fácil e delicioso se perder. Por mais que sua letra seja franca e coerente, ela carrega essa impressão de que seus significados são vários, a serem preenchidos por quem se dispor a fazê-lo.

Vulnerabilidade, insegurança, solidão, depressão, vazio existencial, ou do cotidiano, frustração sexual – Nude é sobre todas estas coisas. O título, tão ambiguamente direto e abrangente quanto a letra, parece especialmente acertado neste cenário.

Todos estes temas são recorrentes no repertório de uma banda em que a auto-depreciação é quase um eixo central. Não importa. Como bem disse o mestre Tom Waits: I like beautiful melodies telling me terrible things.

Don’t get any big ideas
They’re not gonna happen

Deixe um comentário