Canções Notáveis – “Bandolins”, Oswaldo Montenegro (1979)

Bandolins é uma canção que desperta minha imaginação de modo ímpar. Embora sua letra não narre propriamente uma história sempre imaginei que renderia um bonito conto, ou uma delicada cena de filme. Eu não conhecia muito sobre a composição da música até me deparar com um post que apresenta uma interessante versão sobre sua concepção (quem tiver interesse pode ler mais sobre isso aqui: http://tinyurl.com/74bn9hf), mas sua parte instrumental é de uma fineza e harmonia de sensibilizar qualquer ouvinte. O trabalho de cordas necessário para executá-la exige grande entrosamento entre os músicos, e o resultado você pode ouvir aqui:

É preciso lembrar que Bandolins é um dos últimos filhos pródigos de uma Era dos Festivais já em derrocada. Esta foi a canção que promoveu Oswaldo Montenegro a um patamar completamente novo de veneração na música popular. Aliás, é preciso dizer que o compositor tem uma das obras mais vastas da MPB e que merecia ser revisitado com mais dedicação.

A canção é de uma delicada melancolia, e essencialmente atmosférica, o que acredito ser uma qualidade difícil de ser alcançada mesmo por músicos da maior qualidade. Só sei que quando aquela pequena orquestra de cordas começa a tocar e o cantor começa a derramar os versos precisos da música sou completamente transportada para um cenário escuro e bucólico com personagens anônimos dançando ao redor de uma fogueira. Cada pessoa deve ter uma reação bem diferente da minha ao se deparar com Bandolins, mas garanto que a experiência é das mais agradáveis.

Liricamente há muito pouco que eu possa dizer de relevante sobre a música. É, para mim, uma das peças mais caras ao vasto e sensível repertório de grandes canções da música brasileira.

Valsando como valsa uma criança que entra na roda
A noite tá no fim
Ela valsando, só na madrugada
Se julgando amada ao som dos bandolins

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s