Canções Notáveis – “Don’t You (Forget About Me)”, Simple Minds (1985)

Existem determinadas canções que grudam no imaginário das pessoas, ao ponto de sempre a reconhecerem nos bares, festas ou supermercados da vida, ignorando entretanto sua autoria ou ao menos o seu nome. Certamente poucas canções se encaixam tanto nessa categoria como “Don’t You (Forget About Me)”. Bastam os primeiros riffs de guitarra soarem, e todos já estão instintivamente gritando o “hey hey hey heeeeeyyy”, seguido do “uuuuuhhhh”.

A canção apresenta uma certa ironia em sua história. Provavelmente é o número mais conhecido da banda escocesa Simple Minds em terras brasileiras, mas na verdade eles são apenas os intérpretes da canção. Ela não pertence a nenhum disco de estúdio da banda, tendo sido lançada apenas como single, e posteriormente em uma coletânea da banda lançada apenas em 1992. Em sua atual turnê, ela sequer faz parte do set regular. Pode ser que a tenham tocado em algum show, mas isso passou batido na minha pesquisa.

A canção foi escrita pelo produtor Keith Forsey e o guitarrista Steve Schiff para compor a trilha sonora do filme “Clube dos Cinco”. Foi oferecida a vários artistas, mas todos declinaram a oferta, e então Schiff lembrou-se daquela banda new wave escocesa cuja canção poderia se encaixar. À pedido de sua gravadora, o Simple Minds aceitou sem muita empolgação e, dizem, trabalharam nela em míseras três horas, entregaram a fita e seguiram adiante.

O resultado: “Don’t You (Forget About Me)” levou a banda ao #1 nas paradas americanas – único single em toda a carreira a conseguir tal registro – apesar da ausência de suporte da banda, que a ignorava em suas apresentações. Logo os pedidos dos fãs tornaram-se insistentes, e ela começou a aparecer aqui e ali nos shows.

Mesmo nos dias de hoje, como já citado, a banda parece não ter muito apego à ela, a despeito de seu gigantesco sucesso comercial. Mas “Don’t You (Forget Abou Me)” até hoje é referência para muitos sobre aquela banda e, por que não, sobre a música dos anos 80.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s