Canções Notáveis – “The Man Who Sold the World”, David Bowie (1970)

The Man Who Sold the World é uma canção de 1970 do álbum homônimo de David Bowie. É possível que muitos, como eu, tenham chegado a ela através do Nirvana. E que bom que chegamos, porque Bowie é um artista que definitivamente merece nossa atenção.

Embora eu não esteja tão familiarizada com a discografia de David Bowie quanto gostaria, afirmo, sem hesitação, que o sujeito é um poço infinito de erudição e referências artísticas. As músicas do compositor parecem pequenos contos literários atravessados por um aspecto sombrio, místico, e cheios de personagens curiosos. Neste sentido, The Man é uma excelente escolha para representar a obra de Bowie, e todos sabemos que é uma canção queridíssima pelo próprio.

Os críticos atribuem o título da canção ao romance de ficção científica The Man Who Sold the Moon de Heinlein, e alguns versos ao poema Antigonish de William Mearns. A música não é linear e também não é fácil de compreender – em determinados momentos achamos que a história é contada por alguém que teve um estranho encontro com o tal homem que vendeu o mundo, mas em outros, somos levados a crer que o protagonista da canção e o homem do título são a mesma pessoa.

Mas deixo estas especulações para a imaginação dos fãs. The Man Who Sold the World é uma canção razoavelmente simples composta por alguns poucos acordes, uma batida regular intercalada por curtos riffs de guitarra, e o marcante “rangido de porta” que acompanha a primeira e segunda estrofe da canção (mas que acaba quase completamente abafado nas versões ao vivo).

Em 1993 a canção foi recuperada pelo Nirvana e regravada em seu clássico Unplugged obtendo bastante sucesso e sendo, inclusive, lançada como single daquele disco. Bowie já comentou com bastante humor sobre alguns fãs mais jovens que foram lhe parabenizar pelo show e pela “ótima versão da canção do Nirvana”. Ele disse ter pensado em silêncio “Fuck you, you little tossers!”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s