Minha Banda Favorita: Os Paralamas

Apesar desse blog tentar realizar análises objetivas e racionais, é inegável que não é possível não ser levado pela emoção quando se trata de música. Alguns álbuns, bandas ou canções nos fascinam de tal forma que, antes de percebermos, eles se associam às nossas memórias, a alguém, a um sentimento bom. Nunca mais a experiência de ouvir aquela canção será a mesma.

Será sempre um mistério entender por que muitos compram camisas, viajam milhares de quilômetros para assistir a um show, sonham em conhecer seus ídolos apenas para dizer obrigado. Afinal, música não é para ser pensada, mas sentida.

O blog publicará de vez em quando alguns textos mais pessoais, menos críticos, de diversos colaboradores. Começamos com o relato gentilmente cedido por Felipe de Farias, grande incentivador desse blog, sobre a sua relação com os Paralamas do Sucesso (o twitter dele é @defariass).

De tantos fatores que nos difere dos outros animais, um dos mais interessantes é a música. Todo mundo tem uma música que marca um momento da sua vida. Um show inesquecível, um álbum predileto, uma banda favorita. Não precisamos ser dos mais apaixonados que percorrem o país (ou o mundo) atrás deles ou mesmo gritar como as adolescentes histéricas!

A banda que eu mais gosto de certa forma começou a tocar na minha cidade. Bi e Herbert, como este já declarou em entrevistas e shows, tiveram seu gosto musical apurado em Brasília antes se mudarem para o Rio de Janeiro e, na faculdade, se apaixonarem pelo talento de João Barone.

Eu sou um cara que não entende muito de teoria musical e, talvez por isso, me encante por diversos gêneros. Nesse quesito, Os Paralamas do Sucesso me satisfazem plenamente. Eles tocam de tudo e com todos! Da fase reggae às parcerias com Fito Paez (argentino), Gilberto Gil (multigênero) e Zé Ramalho (qual o gênero dele mesmo?). E depois dá entrada de novos instrumentos como o sax, que coisa perfeita!

Desde a infância sua trilha está presente em vários momentos da minha vida. Já quis estar em BORA-BORA. Já disse “escuta essa” num show pra uma mulher que morava longe enquanto eles tocavam estou A LHE ESPERAR. Já fiz argentinos pararem uma conversa para escutar ALAGADOS, já comprei o álbum LONGO CAMINHO para dar de presente a um amigo, não resisti e comprei um pra mim! E o pior de tudo, já fui assaltado enquanto escutava o disco SELVAGEM? no discman.

Havia acabado de escutar a belíssima TEERÃ e estava a pensar em como ela falava tanto sobre a violência no país e que poderia  ser tocada em qualquer filme sobre o tema. Logo depois disso tinha um canivete apontado sobre mim. Não tive dúvidas, dei o aparelho sonoro, mas negociei o CD. Oras, não podia me dar o luxo de perder aquele álbum maravilhoso!!!

E são tantas outras histórias, como quando estava num show com uma amiga e sua irmã e quando olho pro lado, a umas dez pessoas de distância, estava a senhora minha mãe! Inacreditável! E quando estava na Argentina apresentei Os Paralamas a um grupo de bascos. Um dia desses estava conversando com um pelo Facebook, dizendo que era a minha banda favorita e ele disse que estava se tornando a sua também. Grandes Paralamas! Sempre conquistando estrangeiros!

E os novos músicos? O grande número de músicas de fáceis acordes como ÓCULOS que fazem a alegria da moçada aprendiz de tocador de violão. Essa é uma música sensacional pra quem está começando, além dar confiança para o novo músico! E as versões? Geniais. De Charly Gargia à Legião Urbana. Além de entenderem de boa música, ainda reproduzem suas versões para o público. Aliás, que os legionários me perdoem, a versão de QUE PAÍS É ESSE dos Paralamas é melhor do que a original de Renato Russo e companhia…

 

E, para concluir, não posso deixar de reproduzir uma das maiores críticas a eles: os desafinos de Herbert Vianna. Poxa, às vezes ele desafina mesmo! E daí? Isso é um ponto positivo. Ele só desafina porque canta com emoção! Como criticar um cara que invariavelmente canta com aquela emoção! A emoção é a força-motriz desse trio. OS PARALAMAS DO SUCESSO: minha banda favorita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s