Interpol – Antics (2004)

Algumas pessoas consideram o Interpol uma banda de post-punk revival. Para mim, no entanto, é uma banda fundamentalmente de indie rock (como praticamente todas as que surgiram na última década). Não sou grande apreciadora do gênero, mas sou grande apreciadora de alguns grupos em especial dentre os quais está o Interpol.

Uma coisa que me chama atenção na banda é o fato de ela possuir uma identidade musical forte, marcada principalmente pelo baixo, pela bateria e pela voz pouco comum de Paul Banks. Por outro lado, se consegue se afastar da fórmula indie, não consegue se afastar de sua própria fórmula, fazendo com que, para alguns críticos, todos os discos soem parecidos entre si.

Soando ou não como seus outros 3 trabalhos, Antics (2004) é um ótimo álbum. Algumas faixas como Evil (típica canção de road trip), Narc (a minha favorita de um álbum com muitas boas opções), Slow Hands (lindíssima) e A Time to be so Small soam excelentes em uma banda que tem como característica certa sofisticação musical, ou pelo menos o pleno domínio de seus recursos.

Antics é um trabalho sobre amores frustrados, mas que não se faz apenas de tristeza. Algumas faixas são bastante bem humoradas e irônicas, aí sim, aproximando o Interpol de um estilo post-punk. Mas se o disco tem um defeito a ser apontado é o de que lhe falta “integridade” no sentido de que é uma coleção de boas músicas que não funcionam como álbum. De fato, Antics soa como uma coletânea – depois de algumas ouvidas você terá pouca paciência de escutá-lo do começo ao fim mesmo tendo pouco mais que 40 minutos.  

Nada disso, no entanto, tira o mérito do trabalho dos nova-iorquinos. Antics, há que se dizer, faz muito por um indie rock frequentemente acusado de ser muito homogêneo. É uma boa introdução para aqueles que não conhecem a banda, e um grande sopro de frescor para os apreciadores do gênero.

Can’t you see what you’ve done to my heart and soul? This is a wasteland now.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s