Ixnay on the Hombre – The Offspring (1997)

The Offspring é uma destas grandes bandas dos anos 90 que não passaram bem pela virada do século. É verdade que o penúltimo trabalho do grupo (de 2003) chegou a repercutir mundialmente, mas não da maneira estrondosa que os álbuns da década anterior fizeram.

Não é preciso fazer uma grande introdução ao The Offspring – todos conhecem o estilo de Punk Rock ou Skate Punk produzido pela banda. No entanto, Ixnay on the Hombre é um grande álbum do gênero, e um álbum que só poderia mesmo ter sido feito antes de 2000.

Cheio de palavrões, apologias a todo tipo de droga (Mota) e piadas sobre seu próprio público (Cool to Hate) Ixnay é um álbum com senso de humor. A impressão que fica é a de que o grupo está brincando mesmo quando está falando sério, e um dos pontos altos do trabalho é essa autocrítica inflamada a adolescência, a sociedade americana, e a própria banda também.

Com canções curtas, guitarras velozes e bateria marcante típicas do estilo Ixnay é um bom trabalho – não cai de ritmo, e não passa, em nenhum instante, a impressão de que determinada faixa está ali apenas para “adensar” o CD. Entre os pontos altos do disco destaco: The Meaning of Life, Me & My Old Lady, Cool to Hate, Amazed e Change the World.

Numa década em que o grunge reinou ainda parecia possível fazer canções completamente despretensiosas e pouco razoáveis. Ainda parecia possível cantar sobre drogas na adolescência num tom tão irônico que poderia ser perfeitamente de repreensão ou exaltação do fato. E é nesse sentido que Ixnay entrega um tipo de música que não será produzido novamente.

The Offspring vem nos lembrar com este álbum que, de vez em quando, a música não precisa alcançar níveis incríveis de lirismo e qualidade artística. De vez em quando, a música pode ser só divertida. E tudo bem.

E se mesmo assim não gostarem, concluo o post como o The Offspring conclui o álbum:

“I think you guys should try HeavyMetal, kiss my ass!”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s