Cícero – Canções de Apartamento

Image

Cheguei ao álbum de Cícero através de um amigo – bem como praticamente todas as pessoas que chegaram a ele. Com um delicado trabalho conceitual, Cícero estréia em grande estilo com seu Canções de Apartamento (2011), gravado, como não podia deixar de ser, no apartamento do próprio, que também é compositor, letrista e instrumentista de todas as músicas.

O trabalho é de uma delicadeza ímpar. Versando sobre solidão, encontros, desencontros e cenas do cotidiano em geral, o músico entrega uma obra redonda, gostosa de ouvir, com pouquíssimos pontos baixos. Como muitos já descreveram, Canções é um álbum primordialmente intimista, e essa é talvez sua maior qualidade – a de transmitir um sentimento de honestidade vivida. O maior desafio de Cícero será, sem dúvida, reproduzir esse êxito de sinceridade sem repetir a si mesmo.

Com influências que vão da MPB ao grunge Cícero apresenta um álbum musicalmente variado, mas caminhando sempre entre a nova música popular e o rock intimista de algumas bandas como Los Hermanos. Aliás, a comparação é inevitável, e se você gosta de LH provavelmente terá simpatia imediata pela sonoridade do trabalho. Se não gosta, como é o meu caso, a semelhança não é tanta para que se torne um problema – dê uma chance a Canções.

Canções de Apartamento é um álbum atípico – embora tenha uma ótima música de abertura, é do meio para o fim que a obra realmente cresce. É entre a 6ª e a 9ª faixa, o limbo de canções medíocres de muitos álbuns, que se encontram as melhores músicas.

Entre as faixas destaco Açúcar ou Adoçante? – cujo título é uma evidente e sensível metáfora para a perda de intimidade que se segue ao fim dos relacionamentos –, Eu não tenho um barco, disse a árvore, e Ponto Cego.

O melhor disso tudo é que vocês mesmos podem conferir o resultado de Canções fazendo o download disponibilizado pelo próprio cantor em seu site: http://www.cicero.net.br/

E, pessoalmente, eu sugiro que façam.

Anúncios

2 thoughts on “Cícero – Canções de Apartamento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s