Capas de Discos – Remasterizações do U2 (1)

Em 2007, 2008 e 2009, a banda irlandesa U2 lançou remasterizações de 6 dos seus álbuns antigos em um dos formatos mais bonitos que já vi. Aliás, o mais bonito que já vi.

Se as tradicionais capas formato Jewel Case (aquelas normais, feitas de plástico) possuem uma primária utilidade funcional – muitas vezes atrapalhando o design do álbum inclusive -, de tempos em tempos relançamentos de álbuns antigos abandonam o formato tradicional para deliciar os fãs com uma nova armadura. Afinal, se o fã antigo já possui o álbum, por que compraria novamente? E quanto ao sujeito sem intimidade com o material, por que escolheria a opção mais cara? Uma remasterização por si só possui pouco apelo. É necessário acompanhá-la com novos enfeites para seduzir o consumidor.

E que sedução! As embalagens dessas remasterizações são simplesmente maravilhosas. Todas possuem um mesmo formato. Uma espécie de “caixa”, embalagem de papel semelhante a uma capa dura de livro, guarda uma espécie de livrinho, com a mesma capa dura, ambas com a imagem frontal do álbum (todos os álbuns, com exceção de War, tiveram suas capas levemente alteradas).

O livrinho traz diversas fotografias da época, além de textos sobre o álbum. Alguns trazem textos de jornalistas, outros dos produtores, outros dos próprios membros da banda. O papel é bastante semelhante ao usado pelos encartes normais, e a costura é semelhante a de um livro de brochura. Ou seja, sem cola, sem aquela fragilidade que alguns encartes possuem, impedindo-os de serem folheados sem o risco de ter páginas rasgadas (cof cof, último álbum do U2, cof cof).

Os CD’s em si (são dois, um com o disco remasterizado, e um segundo com B-sides e versões ao vivo) são guardados no início e no fim do livrinho, armazenados dentro de uma dobra feita de papel. Embora seja relativamente fácil retirá-lo e guardá-lo novamente, ainda existe o inevitável risco do disco ser arranhado, dependendo da velocidade que passar pelas pontas bem visíveis na imagem acima. Sem contar que não é possível retirá-lo tocando no seu centro, mas numa das pontas. Novamente, qualquer descuido acarreta em contaminar o CD com gordura.

Seguem mais fotos dos formatos abaixo…

Anúncios
Publicado em U2

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s